Como eu sei que estou com cárie?

• Saúde Dental   •   15 de janeiro, 2018

Sempre que ouvimos falar de doenças bucais, lembramos logo das cáries. É a doença mais comum que atinge a cavidade bucal. Mas você sabe o que ela realmente é e como age nos dentes? Tudo começa com o açúcar, alimento preferido das cáries, mas você não precisa cortá-lo da sua vida. O problema pode ser evitado com uma boa rotina de escovação e visitas regulares ao dentista.

Como ter certeza?

Apenas seu dentista pode dizer com certeza se você tem cárie. Isto porque a cárie se desenvolve embaixo da superfície do dente, onde você não pode vê-la. Quando você ingere alimentos que contenham carboidratos (açúcar e amido), estes carboidratos são digeridos pelas bactérias da placa, produzindo ácidos que corroem a estrutura do dente.

Bactéria Resto de comida CÁRIE

As bactérias que vivem na nossa boca adoram restos de alimentos. É neles que elas vão encontrar energia para se desenvolver e aderir aos dentes, formando a placa e produzindo ácidos que os corroem. O resultado são dentes muito sensíveis e as temidas cavidades.

Sinto dor ao mastigar, e agora?

A dor no dente é o sintoma mais comum de uma cárie dentária, mas não o único. Dentes escurecidos e sensibilidade a alimentos quentes e frios também indicam a possibilidade.

Mas, atenção: dores no dente também podem estar associadas a outras partes do corpo, conhecidas como dor reflexa ou irradiada.

Cada caso, um tratamento

Se você descobriu que tem cáries ainda no início, menos mal. Um tratamento com flúor ajudará a evitar que as bactérias continuem evoluindo e cariando o dente e, em outros casos, a restauração estética pode ser indicada, realizada de forma totalmente indolor.

Em casos um pouco mais profundos, pode ser recomendado o tratamento endodôntico (pulpar) ou a extração de parte ou todo o dente, colocando então uma prótese, ou implante no lugar.

2018-02-21T17:07:24+00:00

Sobre nós

A Espaço A Odontologia inaugurou sua primeira unidade no ano de 2006 e desde então, hoje com 2 unidades e mais de 10.000 pacientes tratados, temos como objetivo prestar um atendimento de qualidade, com valores acessíveis e facilidade de pagamento, visando o bem estar pleno de nossos pacientes.

Endereços

Unidade Cidade Dutra